Curioso

Anacronismos perigosos

Anacronismos perigosos

Hi there,

Vou inaugurar esta categoria com um assunto sério e um exemplo irreverente. Você certamente conhece várias empresas genuinamente brasileiras que utilizam nomes estrangeiros como estes exemplos ibitinguenses: Caetanu´s e Pap´s . Sim este singelo “´s” já significa que a palavra está em inglês, pois significa posse e a tradução para nosso idioma seria “do Caetanu”, “do Pap”. Outros mais rasgados como Angel, Ibiti Palace, Victoria Park, Fox Games, Help Center, Maxfort, Forty, MacDonny´s, New Cash, Dog Clean, etc… Sem contar escolas de inglês e informática e todos os “disk” isso “disk” aquilo, cuja tradução nem significa “ligue” mas “disco”.

Quanto à placa na imagem. Ass em Inglês é um substantivo que pode significar: burro, asno, jumento; traseiro, bunda (gíria). Portanto, asses é o plural disso tudo. É engraçado pensar numa associação de …, imagine um estrangeiro lendo isso então. Mas é claro que quem pediu esta placa bem sabe que no Brasil falamos o idioma português (ao menos tentamos).

Mas a questão que levanto é a seguinte: aqui em nosso país, devemos usar estes estrangeirismos? Precisamos nos preocupar com o que os estrangeiros vão pensar?

Sebastian´s Bar

Particularmente penso o seguinte: Em um mundo globalizado onde o Brasil é um país em desenvolvimento, lamentavelmente dependemos dos recursos que os estrangeiros aplicam pelo mundo afora e se quisermos impor nossa cultura, muito bem, mas que tenhamos a consciência do alto preço a pagar, pois a grande maioria dos empregos são criados pelos “foregneirs” e não deixá-los à vontade em nosso país pode significar caminho livre para os países que disputam estes empregos como o México e a China por exemplo. Se um dia quisermos superá-los, temos que somar e não ignorar. Também vale lembrar que nós temos uma boa parcela de culpa nessa invasão cultural porque nós inconscientemente a exigimos! Ficou surpreso? Então me responda, se precisar escolher em um catálogo à qual restaurante levar sua namorada (o) você fica com o “Sebastian Drink´s Bar” ou vai para o “Buteco do Bastião“?

*Acrônimo: conjunto de letras pronunciado como uma palavra normal mas formada pelas iniciais de outras palavras sucessivas. Ex: ONU, Organização das Nações Unidas.

Comente e não deixe de responder a enquete sobre este assunto clicando aqui.

C ya😉


2 Comentários

  1. “ASSES”… ri demais!

  2. ASSES auihaoiuahiouahoauhaiouahia meldes


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ganhe o mundo aprendendo inglês de qualidade sem gastar muito

    O futuro que você sempre desejou está aqui

    Mais fotos
  • Enquete

  • Arquivos com todos os posts

  • mais acessados