Comemorando o título de campeão

Já notou que tirar um documento está cada vez mais caro? Viajar está ficando impossível. Motos agora pagam pedágio e tem o valor do seguro obrigatório duplicado de um ano para outro. Inscrições em concursos públicos ou vestibulares superam (em muito) o preço de uma cesta básica.
Não é estranho que enquanto o governo aumenta as taxas sobre nós brasileiros, cresce a procura por serviços caros como escolas particulares, planos de saúde, segurança privada, etc… Será que isso acontece também em países desenvolvidos como EUA, Canadá e outros? CLARO QUE NÃO!
Orgulho de ser brasileiro?
Brasil, o grande campeão mundial no que se refere a carga tributária aos brasileiros.
Vivemos em um país que apesar da fama de povo carismático e hospitaleiro, impera a lei do cada um por si. Todos defendendo o seu pão de cada dia e fugindo, sempre que possível, de assuntos sociais onde basta virar a cara pra não ver ou simplesmente fazer alguma piada desta nossa tragédia que é a abstenção da vida política do país.
Ignorar ou desconhecer as decisões tomadas pelas autoridades que elegemos faz com que estes não se preocupem com as consequências de seus erros. Governar no Brasil vira uma competição egocêntrica onde a autoridade mais respeitada é aquela que consegue mais aliados políticos, rombos no orçamento, permanência na vida política e claro, uma atuação digna de oscar ao interpretar diante das câmeras que nada fiz ou nada sei.
A situação da maioria dos cidadãos brasileiros acaba se resumindo ao trabalho, viagem de ida e volta para o trabalho e filas quase diárias para os mais diversos fins, e o pouco tempo que lhe sobra fica ao lazer mais acessível monetariamente que é a TV aberta.
Lula e Sarney ensaiando o próximo ato
Já notou que o mundo nos pede aquilo que o mundo não nos dá?
É preciso experiência para começar a trabalhar. É preciso diploma para crescer no trabalho, mas trabalhando fica quase impossível conseguí-lo especialmente se você faz parte do alto número de pessoas que começaram a exercer alguma profissão em idade escolar (menos de 16 anos). Você precisa saber se portar, se vestir, se expressar e se socializar, não importando se você teve a chance de aprender tudo isso ou não. Rico ou pobre será exigido, punido e esteriotipado. Sabe por quem? Por nós mesmos, mergulhados em nossa cultura racista, preconceituosa e invejosa.
Em nosso país a segregação salta aos olhos: Para cada grupo social existe uma diferente escola, clube, carnaval, discoteca, hospital, restaurante, ambiente de compras, elevador, parques, etc. Cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro possuem Shoppings modernos e luxuosos visinhos de favelas. Tal disparidade na distribuição de renda faz com que nosso país não se desenvolva, assistindo países que renasceram das cinzas após a  Segunda Guerra Mundial (Japão por exemplo) se transformarem em potências econômicas. Será que ninguém neste país entende a diferença entre a verdadeira igualdade de oportunidades e as medidas eleitoreiras que tiram das costas do governo sua verdadeira função?
Cotas para estudantes que não receberam ensino de qualidade irá colocar as universidades brasileiras entre as melhores do mundo? Seus formandos conseguirão boas vagas nas multinacionais? Será que estas multinacionais virão para este país se a qualidade do ensino superior piorar ainda mais??? Devemos ter esperanças que o governo só está fazendo isso enquanto melhora a qualidade do ensino fundamental e médio da rede pública?????
E quanto as bolsas para suprir famílias com rendas vergonhosas? Transformarão a capacidade destas famílias de se desenvolverem tornando-se alto sustentáveis para conquistar uma qualidade de vida melhor? O Brasil está trilhando o caminho para ser “o país do futuro”(slogan FHC)? Ou “um país de todos”(slogan do governo Lula)?
Minha resposta particular para todas estas perguntas lamentávelmente é a mesma, é não poderia ser pior que esta: NÃO
Eça de Queiroz e sua frase que serve para qualquer período da história mundial

Manchetes recentes:
“Lula defende Sarney”;
“Governo anuncia fim da redução do IPI”
“Presidente reafirma que ainda lamenta o fim da CPMF”
(a seguir: texto copiado do site “baixakijogos”)
Preço de placas de vídeo deve aumentar em até 50%.

Muito se fala sobre a importação de produtos eletrônicos e as taxas cobradas para que eles possam entrar legalmente no Brasil. A Receita Federal, órgão responsável por normatizar e taxar as importações, anunciou recentemente algumas alterações nestas regras que infligirão diretamente no bolso do consumidor.

Falando em um português bem claro, componentes como a placa de vídeo ficarão mais caro, pois incidirá sobre seu preço uma maior carga de imposto. Para você entender melhor o que acontece, vamos explicar como isso funcionava antes e como passar a funcionar agora.

Antes da alteração da lei, as placas de vídeo eram enquadradas em uma classificação de circuitos que não pagavam impostos para entrarem no Brasil, ou seja, não havia nenhuma taxação para sua importação. Além disso, a taxa de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre este equipamento era de apenas 2% de seu valor.

Gamers deverão ser prejudicados com o aumentoCom as mudanças empregadas pela Receita Federal, as placas de vídeos importadas de maneira legal passarão a recolher 15% de seu valor como imposto de importação.

O IPI, que antes era de somente 2%, agora será de 16%, ou seja, a taxação desse imposto aumentou 8 vezes. Se a princípio você teria um aumento de 29%, com o efeito cascata de impostos que incidem em cada instância de compra e venda, este valor pode chegar a 50%!

A justificativa da Receita Federal para o aumento está no fato de que isso, aumentar a taxa, seria a correção de uma injustiça, pois as placas de vídeo entravam no país pagando praticamente nada de imposto, principalmente se comparado com outros eletrônicos.

Mudança não afeta preço de outros equipamentos

É importante ressaltar que este aumento diz respeito somente às placas de vídeo e a nova taxação não incidirá em outros componentes de um computador, como placas-mãe, pentes de memória e processadores.

De qualquer modo é uma má notícia para quem trabalha com vídeo ou gosta de bons jogos no computador, visto que uma boa placa de vídeo é item indispensável nestes dois casos. Esta, que já era normalmente o componente mais caro de um computador, custando muitas vezes o preço de uma máquina completa, ficará ainda mais caro para o consumidor final.

Um tiro pela culatra?

Ora, infelizmente o Brasil não é um país que se destaca muito na produção de determinadas tecnologias, então esse protecionismo demonstrado através da taxação de importações de placas de vídeo pode acabar sendo um tiro pela culatra por, pelo menos, dois motivos. O primeiro deles é o fato de ainda ser difícil encontrar aqui equipamentos com mesma qualidade dos importados. Esperemos que, pelo menos, nos próximos anos aumente o incentivo ao desenvolvimento informático brasileiro.

Além disso, outro fator que não pode ser deixado de lado é o contrabando. Se atualmente já é muito comum que haja importação ilegal de equipamentos eletrônicos caros (como placas de vídeo), com o preço aumentando em 50% essa prática deverá se tornar ainda maior, pois comprar produtos que entram no Brasil sem pagar nenhum imposto será economicamente mais vantajoso para os consumidores.

Enfim,

O Brasil não é desenvolvido mas tem a maior carga tributária do mundo, elegemos safados para tornar nossa vida impossível com impostos, pedágios, tarifas e talz, enquanto eles usam cargos políticos para gozar a vida com nosso dinheiro. Vamos ficar quietos? Eu não…

Não deixem de opinar e obrigado pela visita

1 Comentário

  1. Concordo com vc, tudo isso é uma vergonha,
    esse país tem que ser governado por pessoas que saibam governar
    meus parabéns


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ganhe o mundo aprendendo inglês de qualidade sem gastar muito

    O futuro que você sempre desejou está aqui

    Mais fotos
  • Enquete

  • Arquivos com todos os posts

  • mais acessados