Globo vs Record

globo vs record

Teoricamente, a disputa saudável entre duas redes de televisão só viria a contribuir com o compromisso e a qualidade dos programas e conteúdos exibidos pelas mesmas. Mas o que acontece entre a Rede Globo e a TV Record está longe de ser uma disputa “saudável” onde o telespectador sairia ganhando com a concorrência livre.

Uma das empresas, ao ver sua audiência despencar ataca frequentemente a outra com denúncias de enriquecimento ilícito e outras ilegalidades. Já a outra empresa em lugar de se defender, provando (se possível) que a compra da rede de Televisão e Rádio e outros diversos bens como imóveis e aviões não provém do dinheiro doado de boa fé por brasileiros (em sua maioria bastante humildes), rebate acusações sobre a manipulação da opinião pública que a Rede Globo promove, o que não é segredo para muitos brasileiros especialmente os que conhecem a nossa história recente como ocorreu na eleição de Collor por exemplo.

O que tudo isso tem a ver com um Blog de educação?

Tudo!

Pois a cultura brasileira de não dar a devida importância a política não só nas eleições mas também durante o exercício de governo abre espaço para “Sarneys”, “ACMs”, “Collors” e tantos outros tipos iguais ou piores fazerem o que bem entendem, destruindo a  saúde democrática de uma nação. Se é assim na política, não seria diferente em nenhuma outra das fontes formadoras de opinião como: a mídia, o padre, o pastor, o professor, o cientista, a família e até o traficante.

Todos eles influenciam a cabeça do brasileiro, seja ele adulto ou juvenil, que se deixa influenciar pela opinião de um (e apenas um) deles ao passo que o correto seria ouvir as opiniões adversas de cada um deles para poder formar a sua própria opinião pessoal e assim fazer valer a SUA própria vontade. Mas esse tipo de visão esclarecida de cidadania quase inexiste no Brasil.

Urna não é penico

O motivo?

A negligência do governo com a qualidade de ensino no país e a indiferença do brasileiro que não exige um serviço público de educação que prepare os brasileiros para o livre mercado internacional (globalizado) que expõe o trabalhador brasileiro a concorrer por empregos com pessoas do mundo todo, perdendo feio em valorização salarial para os concorrentes de países desenvolvidos.

Por que a Globo favoreceria a eleição de Collor?

Porque seu então concorrente à presidência era Lula, que na época defendia aos gritos a nacionalização das empresas enquanto os candidatos de direita queriam privatizar tudo, como FHC acabou fazendo anos depois. Tais privatizações trazem inúmeros investimentos estrangeiros e empresas multinacionais que se instalam no país contratando em seguida os serviços publicitários das empresas (em questão a Rede Globo). Um jogo capitalista planejado com toda antecedência possível como em um jogo de xadrez.

O jogo do capitalismo. Quem são os peões?

Por que a Record não se defende das acusações?

Oras, porque o que a Globo diz a respeito da Record é verdade e ela não tem como provar o contrário (e nem tenta). Seus pastores acabam usando o púlpito evangelizador para atacar sua “concorrente” no jogo de fazer dinheiro. O enriquecimento ilícito de membros ligados à Igreja não é privilégio da Universal nem dos evangélicos. As religiões mais presentes no Brasil de uma forma ou de outra se envolvem em escândalos de toda espécie como lavagem de dinheiro ou pedofilia.

Hoje vende-se de tudo. Tudo mesmo!

Pra pensar…

Seja você leitor que professa uma fé ou apenas observa tudo de longe, peço apenas que reflita sobre alguns dos argumentos que certas igrejas usam para arrecadar seu dízimo, oferta, oferenda, doações, etc… Será que os princípios de humildade ensinados por Jesus Cristo tem relação com uma recompensa em espécie ou o medo de ser punido por Deus? Você deve doar por bondade e compaixão aos necessitados ou porque te disseram que você precisa “investir em Deus para poder prosperar na sua vida econômica?” ou “é dando que se recebe”…

Será mesmo que precisamos de ameaça de punição para sermos bons uns com os outros?

O Mestre

Opinial pessoal

É horrível não podermos ser bons por outra razão que não a de buscar uma recompensa ou temer um castigo. Me deixa angustiado também o crescente envolvimento entre fé religiosa  e a política como vem ocorrendo no Brasil. Quero encerrar este polêmico post esclarecendo a quem queira que eu não frequento essa ou aquela instituição religiosa e minha fé se resume na crença em Deus e que nada acontece por acaso. Também procuro praticar os ensinamentos de Jesus segundo a bíblia dentro dos limites das minhas fraquezas. Apenas concluí que para agir de bem com Deus não preciso de religião, mas sim de fé!

Comentem a vontade

Seus comentários não sofrerão qualquer moderação para que sua opinião seja respeitada, apenas eliminaremos palavras de baixo calão que ferem a argumentação.

22 Comentários

  1. PREZADO HELDER,
    O PIOR É TERMOS A CERTEZA QUE NO FINAL DESSA HISTÓRIA AS DUAS EMISSORAS SAEM GANHANDO. A RECORD, PELA DIVULGAÇÃO DO SEU TENTÁCULO UNIVERSAL E A GLOBO, PELA PERPETUAÇÃO DO SEU PODER INTIMIDADOR. PERDEMOS TODOS NÓS QUE DEVERÍAMOS TER UMA TELEVISÃO DE QUALIDADE NO BRASIL, MAS VEMOS O CRESCIMENTO DE UM ESPELHO E NÃO DE UMA EMISSORA QUE PRODUZA QUALIDADE.
    PARABÉNS PELO BLOG.

    • Sábias palavras caro Gutemberg,
      Uma vez que as emissoras procuram conquistar a audiência do brasileiro o “espelho” ao qual você se referiu reflete uma sociedade carente de diversidade de lazer e cultura. Eliminando paulatinamente o caráter informativo da mídia e transformando-se cada vez mais em veículo de alienação e manipolação de um povo.
      Obrigado pelos elogios e por prestigiar-nos com sua visita.
      Abraços

    • Concordo plenamente com vocês meus amigos.
      Só não podemos esquecer, de quem fica mediando essa briga(SBT) e usa,para não fica por baixo, progamaçoes cada vez mais apelativas como as tais pegadinhas picantes e o domingo legal, com cenas de nudez feminina em totalmente horário improprios.

      Aonde vamos parar?

      • Bem observado Gabriel,

        Infelizmente não são muitos os brasileiros que observam a TV brasileira como você, mas volto a bater na mesma tecla, quando a população é bem instruída ela se interessa por assuntos de maior importância como documentários, bons filmes, entrevistas ou humorísticos (de qualidade claro). Exigindo bem mais que nudez feminina ou diário das celebridades.

  2. A Record critica a Globo pelo fato de a emissora apoiar a ditadura militar,
    porém a igreja universal apoia o governo Lula que é representante do mesmo sistema
    politico que permanece oprimindo a sociedade desde a ditatura, pois não se
    pode confundir democracia com o voto direto!

    • Apoiar a ditadura não foi privilégio da Globo, todas as rádios e TVs do período tinham que andar na linha por questão de sobrevivência, já que é o governo que dá concessão as empresas para transmitir. Obrigado pelo seu comentário e sua visita.
      Conto com sua frequencia e novos comentários nos demais posts.
      Abraço

  3. Gostaria que ambas as emissoras sumissem do mapa! Não por mim, pois nem assisto mais tv aberta, e sim para todos os brasileiros.

    O povo como todos nós sabemos é profundamente manipulável, e aí mora o perigo.

    Excelente post.

    • Olá miss Bia,,,

      Realmente a falta de senso crítico deixa os brasileiros a mercê de quem tem dinheiro e poder. Graças às concessões para emissoras de TV e Rádio que o Sr. José Sarney distribuiu a esse pessoal quando esteve a frente da presidência da república.
      Obrigado pelo seu comentário e pelo seu elogio.
      Abraço

  4. Nã deixo de assistir a globo para assistir a rec ,gosto de todos os programas da globo..eu gosto de toda programacaõ da globo,a rec para mim esta no 3 lugar, 1 globo 2 red tv ,2 sbt, 3 red rec.

  5. Naõ deixo de asistir a globo para asistir red rec ….Assisto toda programacaõ da globo n 10 para o jn que esta fazendo aniversário.

  6. Muito sensato seu comentário. Nos dias de hoje muitas igrejas evangélicas voltaram às antigas práticas que Lutero combateu na Igreja Católica. Vendem o evangelho, tentam manter seus fiéis através do medo e intimidação, ostentam grandes templos, quando Jesus disse que hoje cada um de nós é templo do Espírito Santo… Muito distantes dos ensinamentos de Jesus.

  7. ronaldo

  8. Muito oportuna sua avaliação!
    É preciso dizer as verdades, dos dois lados!
    Sua eloquencia e objetividade sõ perfeitas.
    Parabéns!

    • Muito obrigado pela avaliação positiva ao meu artigo.
      Espero contar com sua participação mais vezes.
      Abraço

  9. É preciso iniciativa do brasileiro!!

    ;D

  10. a globo ñ pode falar muinto,pois tambem tem seu lado podre,usa o dinheiro publico para construir sua central de teledramaturgia,e toma posse de uma pista de cuper publica de um dia ao outro,RECORD A CAMINHO DA LIDERANÇA

  11. sei muinto bem usar meu controle remoto,espero q v6 tambem

  12. concorda comigo helder?

    • Então Ricardo,

      concordo que a Globo sempre defendeu seus interesses sórdidos ou não e sempre manipulou a opinião pública de acordo com o que lhe convém, especialmente quando outra emissora começa a ganhar espaço na audiência.
      Quanto a usar dinheiro público eu desconheço, mas estou certo que ela consegue concessões e privilégios junto aos políticos, prejudicando a democracia.

      Obrigado por sua participação, espero contar com seus comentários mais vezes.

      Abraço

  13. quando penso na globo penso em injustiça,porque digo isso?,é simples,as 21:00 h ñ se pode por nada de sexo na televisão,a record exibio o filme ligeiramente gravidos a alguns dias,dentro do horario permitido,mesmo assim foi criticada,a alguns dias a globo exibio um filme q começava com o cara se masturbando,pouco depois das 21:00,e ñ foi alvo de absolutamente nenhuma critica

    deixe sua opinião,Helder.

  14. vejo que cada dia mais a record vai perdendo seu trono poderoso…
    mas e um apena que ela esteja afundando no mar de uma concorrente que usa o nome de Deus para fazer com que cresça cada dia mais…
    eu sou mais o sbt …
    odeio a record porque e simplesmente uma rede globo em miniatura…
    é uma pena pois ao invés da record tentar crescer se diferenciando das demais e levando mais cultura para dentro de nossas casas essa se preucupa em copiar a terceira maior destruidora de familias do mundo…falo isso porque as novelas e a prova do que estou falando …
    então faço o possivel para assistir o sbt,,,,
    minha opnião e essa..

  15. enois 100/globo


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ganhe o mundo aprendendo inglês de qualidade sem gastar muito

    O futuro que você sempre desejou está aqui

    Mais fotos
  • Enquete

  • Arquivos com todos os posts

  • mais acessados

    • Nenhum