“Nosso” Hino Nacional

Lembro bem dos meus 11 anos de idade quando cursava a 5a série do Ensino Fundamental e nossa escola Ângelo Martino nos colocava em fila todas as segundas feiras para cantar o Hino Nacional e o Hino à Bandeira. Claro que nem todos se preocupavam em decorar a letra, muitos até mesmo brincavam mudando a letra, imitando uma corneta ou até arrotando durante a execução por aquele aparelho de som da década de 60. Mas nossa cara colega Vanusa arrasou se tinha a mesma intenção de meus colegas do “primário”.

Mas falando sério. Será que a rígida educação de antigamente (nem tão antigamente) era o motivo pelo qual a escola pública funcionava melhor do que nos dias de hoje? Disciplina e obediência cega é melhor do que transformar nossos alunos em seres pensantes, com raciocínio próprio e capazes de argumentar sobre o que lhes é ensinado?

Eu duvido. E acredito que a falta de controle e qualidade nas escolas de hoje não é consequência apenas de liberdades cedidas aos alunos, mas de péssimos planos políticos que desvalorizam cada vez mais o valor da educação. Contratando professores sem avaliação, mantendo métodos ultrapassados, descartando a importância da participação dos pais nas atividades extraclasse, e por ai vai…

Enquanto não levamos o futuro do país mais a sério desde já, poderemos fazer como meus colegas que cantavam de forma debochada o hino, debochando de nós mesmos e refletindo a atual situação política com pizzas, suquinhos de maracujá ou até miniaturas de barris de petróleo para esquecer que a ignorância de hoje condena o amanhã.

1 Comentário

  1. É vergonhoso, eu não acredito que o governo ainda tem coragem de cantar o hino nacional são muito hipocritas, e pior nem cantar eles devem, não e só a cantora que passou vergonha acho que ate eles passariam
    Esse país entrou para a lista de melhores piadas contadas, falta muito pulso e peito para tudo isso mudar e virar um pais digno.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ganhe o mundo aprendendo inglês de qualidade sem gastar muito

    O futuro que você sempre desejou está aqui

    Mais fotos
  • Enquete

  • Arquivos com todos os posts

  • mais acessados