Rio 2016… e eu com isso?

Como um Blog de educação não passaríamos em branco por essa notícia, pois há muito o que comemorar sim com a escolha da cidade brasileira para abrigar o maior evento da Terra: os Jogos Olímpicos. Para a educação no nosso país isso será revolucionário, ainda que podemos esperar por obras superfaturadas, favorecimentos ilícitos e toda a sujeira que nossa política nos oferece. Mas isso já não acontece sem as Olimpíadas?

Então refletindo sobre o que há de bom nisso tudo, podemos citar as adequações que a cidade ira passar, financiadas pelos Governo Federal, Estadual, Municipal e pela iniciativa privada. Esta última imagino que terá um peso importante, já que tal evento movimenta bilhões por todos os países que passa e a cidade do Rio vive do turismo e tem grande potencial hoteleiro que são grandes investidores.

Mas o Rio ainda não tem hotéis suficientes diz o COI, isso pode ser resolvido até a realização do evento. Nas olimpíadas de Atenas em 2004 isso foi remediado com o posicionamento de diversos navios cruzeiros com capacidade de hospedar milhares de pessoas.

O transporte parece ser o desafio maior, pois o Rio cresceu muito e de forma desordenada, com a ocupação irregular dos morros. As ruas cariocas precisarão ter a capacidade de movimentar um milhão de pessoas por dia entre as áreas onde ocorrerão as provas esportivas, pois durante os jogos olímpicos acontecem dezenas simultaneamente.

A violência e outros problemas sociais terão agora um grande incentivo para serem combatidos, ou seriam remediados? Dizem que os poderosos conseguem acalmar as coisas quando querem, mesmo nos morros tomados pela lei dos traficantes.

Revolucionário por quê?

Mas dizíamos que será revolucionário para a educação do país, pois faz tempo que nosso Blog bate na tecla da educação como uma forma eficaz (comprovada em outros países) para diminuir a violência, desemprego, desigualdade social, melhorar a situação da saúde pública e até contribuir para uma estatística menos drástica no trânsito brasileiro que é o pior do mundo.

Através do incentivo ao esporte podemos mudar a vida das pessoas, das crianças aos idosos. Basta ouvir a história de quem ficou paraplégico e reencontrou no esporte a vontade de viver. Em nosso país temos muitas crianças buscando o sonho de ser jogador de futebol, mas por que não dividir esses sonhos com os demais esportes de grande apelo popular pelo mundo?

O papel de Lula e da delegação brasileira

Ninguém tem dúvida que a apresentação de hoje influenciou no resultado final. Com um discurso convincente (e apelativamente adequado a situação) de nosso presidente da república e uma obra prima da publicidade cinematográfica produzida por Fernando Meirelles os membros do COI ficaram comovidos. Na votação, a cidade de Chicago, que era apontada até como favorita, foi a primeira a ser eliminada.

Após o anúncio da vitória brasileira os brasileiros presentes entraram em histeria, Pelé e Lula choravam copiosamente. Eu confesso que fiquei emocionado, mas pensei que ele deveria ter chorado também quando o Sarney, Palocci, Marcos Valério, José Genoíno e tantos outros aprontaram com o nosso país. Mas infelizmente estes foram apoiados pelo presidente.

Lula chora após Rio ser eleita sede das olimpíadas de 2016

A conta por favor

A Olimpíada de 2016 vai custar cerca de R$ 25,9 bilhões, é o que dizem. Com o “jeitinho brasileiro” esse número pode tanto aumentar quanto diminuir. Nos Jogos Pan-Americanos o Rio não conseguiu entregar tudo o que prometeu. Também conta as muitas críticas que recaem sobre a gastança federal em uma única cidade brasileira, mas uma manchete duvidosa que li em um jornal esta semana  finalmente fez sentido pra mim, ela dizia que a imprensa mundial considerava LULA a figura política mais popular do planeta na atualidade, eu achei que fosse o Obama. Parece que estão certos!

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ganhe o mundo aprendendo inglês de qualidade sem gastar muito

    O futuro que você sempre desejou está aqui

    Mais fotos
  • Enquete

  • Arquivos com todos os posts

  • mais acessados