A BOLA E OS CONTINENTES

Está chegando a Copa 2010!

Eu sei, não é nenhum furo de reportagem, mas como ensinar história, geografia, geopolítica, inglês e cultura com este assunto?

Simples, basta abrir um álbum de figurinhas da copa. A melhor estratégia de ensino é aquela que mantém seu aluno entusiasmado e motivado para aprender, onde sua própria curiosidade é seu motor para um aprendizado acelerado mas com qualidade. Exatamente como é exigido hoje no campo educacional, especialmente nas escolas particulares: grande conteúdo em hábil espaço de tempo.

Os bastidores de um jogo entre duas Alemanhas ou Estados Unidos e Irã são um prato feito para explicar guerra fria, imperialismos modernos e afins. A fator econômico envolvido em um evento desse porte, promovendo ainda mais o idioma inglês no mundo globalizado enquanto o francês continua resistindo a tradição olímpica. E quem não se surpreendeu com as reportagens de 2002 durante a copa sediada no Japão e Coréia do Sul ou as olimpíadas de Pequim em 2008, mostrando os estranhos hábitos alimentares asiáticos comendo espetinhos de cachorros ou gafanhotos na porta dos estádios. A verdade é que estes eventos acabam colocando países e povos esquecidos na mídia e levando um pouco de cultura aos brasileiros, tão apaixonados pelo esporte. Então…

Enjoy the World Cup!

VOCÊ SABIA?

Quem foi o primeiro brasileiro campeão em uma copa do mundo?

Amphilóquio Marques, ex-jogador do Corinthians foi campeão mundial em 1934 pela seleção italiana, bem antes do Brasil de Pelé em 1958. Mas já pensou como era torcer para esse cara? Imagino os torcedores gritando… “pedala Amphilóquio”

Terno e gravata nos estádios?


Esporte de elite no início do século 20, as pessoas iam para os estádios como quem vai para o jóquei club assistir a uma corrida de cavalos. Terno, gravatas, boinas… mulheres em vestidos elegantes com chapéus enormes que deviam irritar quem sentava atrás delas e não conseguiam ter uma boa visão do campo. Mas os trajes pomposos não ficavam somente nas arquibancadas, 100 anos atrás era possível ver os caras correndo atrás da bola debaixo de um baita sol quente trajando calção, cinto, sapatos, boinas e camisas gola “pólo”.

Qual a população da sua cidade?

A grande final da copa entre Brasil e Uruguai em 1950 no maracanã reuniu 174 000 pessoas no estádio. Para você ter uma idéia pode comparar com o número de habitantes de sua cidade pois, não há muitos municípios no Brasil com número superior de habitantes, especialmente fora do Estado de São Paulo. Quanto ao placar do jogo prefiro não comentar…

“Coréia do Norte derrota Itália e passa para as semifinais”

Calma, não é nenhuma previsão maluca sobre o futuro do primeiro adversário do Brasil em 2010 mas sim uma capa de jornal de 1966 onde a seleção coreana surgiu como a grande zebra da única copa do mundo vencida pelos ingleses. Mas, não é verdade que a Africa do Sul é a terra das zebras??? …isola…

E se a Copa de 70 fosse na África do Sul?


Além da absurda corda que separavam torcedores negros de brancos nas arquibancadas podemos notar ainda que os brancos evitavam se sentar próximos desta “fronteira” existente dentro dos estádios. Hoje ainda assistimos cenas lamentáveis de violência nos estádios, mas pelo menos a briga agora se restringe a cor da camisa e não mais a cor da pele.

História é o máximo, não é? E se acompanhada de diversão, hobbies e esportes é melhor ainda. Conto com vossos comentários e visitas nesta retomada do nosso Blog.

Clique aqui para ver a tabela da copa

Enjoy, c ya!

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ganhe o mundo aprendendo inglês de qualidade sem gastar muito

    O futuro que você sempre desejou está aqui

    Mais fotos
  • Enquete

  • Arquivos com todos os posts

  • mais acessados