Qual a real importância em falar inglês para o mercado de trabalho atual?

Você está sempre buscando uma maneira de crescer profissionalmente. Faz faculdade, perde sono virando noites para preparar trabalhos e pesquisas, uma especialização aqui, outra ali, tudo pra mostrar um bom trabalho, abre mão de algumas coisas por causa da carreira. Um belo dia surge aquela oportunidade, um concurso para aquela profissão que você sempre quis, mas você desiste porque na prova é exigido o idioma inglês. Ou um consultor de uma agência de recrutamento entra em contato oferecendo a vaga dos seus sonhos, admira seu currículo até ficar decepcionado ao descobrir que você não fala inglês. Já existem multinacionais que selecionam apenas currículos que constam a habilidade no idioma do candidato, para somente depois ler e analisá-los. Descartando candidatos experientes e bem preparados pelo único motivo de serem incapazes de se comunicarem neste idioma. Isto não parece tão absurdo se você parar pra pensar que concorremos com candidatos que aprendem inglês como língua nativa (Índia, África do Sul, etc.) mas seus países apresentam cargas tributárias quase nulas, baixos salários e quase nenhum direito trabalhista, levando milhares de empresas a abrirem suas portas nestes países diante de tantas vantagens e deixandoos brasileiros a mercê de sua criatividade.


Em entrevista a uma TV especializada em “business” (negócios), o gerente de uma empresa multinacional ligada a produção e informatização de sistemas disse: It’s been really hard to find good bilingual professionals there in Sao Paulo! (Tem sido muito difícil encontrar profissionais bilíngües lá em São Paulo). Bem, se está difícil encontrar na maior cidade do país, imagine nas outras cidades! O problema é essa palavrinha que vem assustando empregadores e empregados cada vez mais em um mundo globalizado: “bilingual”. Saiba que a tendência é aumentar o número de idiomas exigidos para as melhores carreiras, uma vez que a economia mundial não pára de se diversificar e a empresa que negocia com seus clientes na língua nativa deste último está um passo a frente e, “you know”, um passo a frente em uma competição significa vitória para uns e derrota para todos os outros, tudo ou nada.


Depende de nós construirmos um país desenvolvido, com infraestrutura e mão de obra especializada para atrair estes empregos e melhorar nossa qualidade de vida. O que você tem que fazer é agarrar as oportunidades e colocar em prática seus verdadeiros anseios: aprender e aperfeiçoar-se continuamente, procurando uma orientação profissional e se empenhando nos estudos, não pense que será fácil aprender um idioma, mas tenha em mente que é possível e até divertido, para então se orgulhar não apenas das conquistas, mas também de toda a trajetória percorrida até chegar a elas.


Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ganhe o mundo aprendendo inglês de qualidade sem gastar muito

    O futuro que você sempre desejou está aqui

    Mais fotos
  • Enquete

  • Arquivos com todos os posts

  • mais acessados

    • Nenhum