Música ajuda a ensinar a “Queda da Bolsa” em NY

Com uma paródia da música “esperando na janela” de Cogumelo Plutão, fiz uma letra sobre os fatores que desencadearam a Crise de 29 com a queda da bolsa em Wall Street. Um importante fenômeno da história da humanidade que frequentemente se repete justamente quando os agentes envolvidos ignoram o que é possível aprender com a história. Recentemente tivemos uma grave crise imobiliária, mais uma vez nascida nos EUA mas que inevitavelmente se espalha pelo mundo globalizado como um efeito dominó. Para se defender da crise o Brasil adotou medidas como a redução do IPI para automóveis e produtos da linha branca (geladeiras, fogões, lavadouras), atitude que deveria tornar permanente uma vez que a carga tributária sobre os brasileiros é uma das maiores do mundo. Quem está no poder tem plena consciência de que são os responsáveis pela vida difícil e limitada vida que os brasileiros levam.

Discuto sempre aqui, para o ensino funcionar bem é preciso que exista um tripé de forças agindo em conjunto:

A família: dando a mais importante das matérias, o respeito ao próximo e pela sua própria vida. A formação do caráter existirá, mas nem sempre influenciada pelos melhores exemplos. Se os pais não passarem seus valores para os filhos, estes irão aprender na rua.

O governo: que tem responsabilidades com os impostos pagos pela população e tem como dever e obrigação dar um ensino de qualidade a todo cidadão. Zelando pela justiça social e pela melhor forma de aplicação do ensino e contratação de profissionais educadores. Infelizmente isso não acontece no Brasil das cotas e da contratação irregular com muitos professores lecionando sem formação e sem perspectiva profissional. Hoje não existem muitas pessoas querendo ser professores, enfrentar anos de faculdade para ter um salário inferior a de pequenos comerciantes ou funcionários da iniciativa privada que não possuem Ensino Médio. Nosso país não entende a importância da educação e a influência benéfica que ela exerce sobre os setores da saúde e da segurança.

Os professores: parece óbvio que para ensinar é preciso saber, mas na realidade muitos professores da rede pública não consegue dar uma aula sem copiar a matéria de um livro para a lousa. Muitas faculdades dão diplomas a profissionais despreparados, muitos deles ironicamente acabam na área da educação. Mesmo a minoria de professores que dominam suas matérias, sentem um sentimento de humilhação e depreciação constante por parte da sociedade e logo perdem o desejo de se empenhar em seu trabalho. Para que exista aprendizado é necessário que o professor sempre inove, buscando métodos convidativos que quebrem a rotina e despertem a atenção e a curiosidade dos estudantes. Aprender a ensinar também é um requisito diário para a profissão de educador.


Em época de eleições a limitação intelectual de grande parte da população brasileira fica ainda mais evidente, colocando na máquina pública atletas e artistas aposentados para resolver os problemas sociais mais graves como a falência do sistema de saúde público ou os altos índices de violência urbanos, inclusive no trânsito.

Peço aos meus leitores que tenham vontade e fé de que é possível mudar o mundo começando pelas suas próprias mudanças, como a “queda da bolsa de NY” nos ensinou… nossas pequenas atitudes poder geram uma ação em cadeia, um efeito dominó que contamine tudo a seu redor.

Espero que estes pensamentos sejam úteis  e aguardo sua opinião nos comentários


Abraço a todos🙂

1 Comentário

  1. Ola gostei do que vc disse concordo que o papel da educação e de todos e que se nos prestarmos mais atenção e pensarmos bem antes de votarmos concerteza isso fara bastante diferença.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Ganhe o mundo aprendendo inglês de qualidade sem gastar muito

    O futuro que você sempre desejou está aqui

    Mais fotos
  • Enquete

  • Arquivos com todos os posts

  • mais acessados